quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Até onde você vai por suas próprias forças?

Naamã, comandante do exército do rei da Síria, foi um homem valoroso perante o seu senhor. Era ele herói da guerra, porém leproso. Mas havia um profeta de Deus em Israel, chamado Eliseu, que anunciou a Naamã o que ele precisaria fazer para ser curado de sua lepra. Para isso, ele teria que se lavar sete vezes no rio Jordão. Ainda que no começo ele achasse inacreditável e indigno mergulhar no rio, ele desceu ao Jordão mergulhando sete vezes conforme a ordem do profeta de Deus, e foi purificado; sua pele tornou-se como a de uma criança. Veja a história completa em II Reis 5.

A humilhação de Naamã não foi de afronta ou de discriminação, e sim de obediência e submissão. Vemos um caso parecido envolvendo também um profeta de Deus, chamado Moisés que solicitou a faraó que libertasse o povo de Israel da escravidão e do sofrimento que estava passando no Egito. Porém, diferente de Naamã, Faraó endureceu o seu coração. E o resultado disso já sabemos: dez pragas foram lançadas no Egito, incluindo a morte dos primogênitos.

Ambas as histórias retratam situações diferentes, mas, logo, remetem a atitude que cada um tomou. Um ouviu a voz do profeta de Deus e obteve a cura, enquanto o outro foi rebelde e sofreu severas punições. Queremos enfatizar esta passagem bíblica: E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar. II Crônicas 7.14

Para que endurecer o coração? Naamã foi curado de sua lepra, ainda que no começo ele tenha duvidado. Mesmo assim, teve a atitude de obedecer a voz de Deus. Já Faraó deixou acontecer o pior, por extremo orgulho. Até qual ponto o ego, a resistência e a ingratidão alcançam? O Criador do mundo e de tudo que existe hoje, inclusive da sua vida espera que nos humilhemos, oremos e busquemos a Sua face. Pois o Senhor é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos.

As atitudes desde sempre são decisivas em nossas vidas. Sem Jesus o homem perece, pois não chega a lugar nenhum com as próprias forças. O egocentrismo, a arrogância e o coração endurecido são como doenças que distanciam as pessoas de Deus. São as atitudes e não as circunstâncias que determinam o valor de cada um. Então, humilhe-se e se entregue a Jesus Cristo, pois não existe ninguém como Ele. A força do homem é enganosa, mas a de Deus não falha e é verdadeira para todo o sempre. 
Seja quebrado todo nosso orgulho. Em nome de Jesus! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Desejo transmitir os valores da fé por meio de tudo que escrevo, e apregoar a todos o evangelho puro e verdadeiro! Anunciar a Verdade que Liberta - Jesus Cristo o Único Fundamento de Edificação e Salvação para todos os homens. Para que o nome de Jesus seja glorificado..

Total de visualizações de página